Vânia Marinho
A agência que regula os químicos pela Europa irá publicar uma lista dos tóxicos presentes nas tintas utilizadas nas tatuagens. Revela que as tintas vermelhas são as mais perigosas, sendo que as tintas azul, verde e preta também são arriscadas.
A entidade avisa que estas tintas pode provocar problemas de pele, incluindo reações alérgicas e comichão – sintomas que podem durara anos e que aumentam o risco de cancro.
Como reporta o Daily Mail, o relatório da agência indica que a toxicidade das tintas usadas para fazer tatuagens podem ainda afetar a fertilidade e até o desenvolvimento do bebé.
A Agência Europeia de Químicos (ECHA) irá publicar em breve uma lista dos químicos mais usados nas tintas de tatuagem – e investigar se devem ser banidos da União Europeia.
“As maiores preocupações são as alergias provocadas pelas substâncias presentes nas tintas e possíveis efeitos tóxicos cancerígenos, mutagénicos ou reprodutivos”, disse a agência.
Sendo que quando um químico é mutagénico, significa que pode alterar as células do ADN, levando a mais mutações que podem originar um cancro.
Sem comentários:
Enviar um comentário