Vânia Marinho
Advertem ainda que 90% dos acidentes vasculares cerebrais poderiam ser evitados com mudanças simples no estilo devida.
Da obesidade à hipertensão, os especialistas da Universidade McMaster, em Ontário, em colaboração com especialistas de 32 países, identificaram os dez principais desencadeadores de AVC:
1. Hipertensão. Esta condição força o sangue contra as paredes das artérias de uma forma que provoca uma pressão incapacitante. O estudo destaca que tratar ou controlar a hipertensão nos pacientes poderia reduzir o risco de estes sofrerem um AVC em 48%.
2. Falta de exercício físico. O estudo concluiu que se as pessoas fossem fisicamente mais ativas veriam o seu risco de AVC reduzido em cerca de 36%.
3. Um dieta pouco saudável. Os investigadores destacam que fazer uma dieta saudável pode reduzir o risco de sofrer um AVC em 19%.
4. Obesidade. A obesidade tem um impacto devastador na saúde do coração.
5. Fumar. Deixar de fumar pode reduzir o risco de AVC em cerca de 12%, destacam os especialistas.
6. Problemas cardiovasculares. Ter um coração saudável reduz o risco de sofrer um AVC em cerca de 90%.
7. Diabetes. As pessoas com diabetes estão mais propensas a desenvolver coágulos no sangue, que são uma das principais causas de AVC.
8. Consumir bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool faz com que a tensão arterial vá aumentando ao longo do tempo, sendo que esta é uma das principais causas de AVC.
9. Stress. Vários estudos já sugeriram que o stress e a depressão aumentam bastante o risco de AVC, especialmente em pessoas mais velhas.
10. Colesterol. Os níveis elevados de colesterol no sangue podem provocar dislipidemia, bloqueando as artérias, restringindo o fluxo de sangue para o coração e levando a um acidente vascular cerebral.
Sem comentários:
Enviar um comentário