segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Porquê este blogue?

No ano lectivo de 2007/2008 os professores do Departamento de Ciências Exactas e da Natureza da Escola Secundária Júlio Dantas, em reunião do mesmo, acharam por bem criar um projecto que procurasse integrar e consolidar as várias actividades que os professores dos grupos disciplinares 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia) e os seus alunos têm desenvovido nesta escola, enquadradas no seu Projecto Educativo.
Conforme o título sugere, a promoção do interesse da comunidade educativa pelo conhecimento científico e tecnológico e o desenvolvimento de uma cultura de respeito pelo meio ambiente e pelos recursos/património natural são dois dos objectivos principais deste projecto.
Este ano, e no seguimento de uma proposta do coordenador de departamento, foi aprovada a criação deste blogue, para a qual se prontificou a professora Fátima Santos, no sentido de dar mais visibilidade ao projecto, que é o mesmo que dizer abrir mais um espaço onde se discuta ciência, se sinta que o conhecimento constitui algo em permanente construção, um edifício a que falta sempre um, dois, muitos tijolos e que, no final de cada etapa há sempre uma outra etapa que se nos depara na senda da velha e eterna procura da pedra filosofal. É esta sede, esta busca incessante do saber que move e alimenta a"massa pulsátil e pensante" que constitui o ser humano.
Este blogue será, portanto, um espaço de partilha, de procura, de comunicação, de movimento... será o que nós quisermos.
O Coordenador de Departamento
Fernando Ribeiro

Sem comentários: