terça-feira, 26 de julho de 2016

Este organismo pode ajudar a revelar a origem da vida


LUCA é o antepassado de tudo o que tem vida na Terra e a sua descoberta pode ajudar a responder aos maiores mistérios da biologia.

É o organismo unicelular que deu origem a tudo o que está vivo na Terra: o LUCA, que significa Last Universal Common Ancestor (Último Ancestral Comum Universal, em português) surgiu há cerca de quatro mil milhões de anos, quando o planeta tinha apenas 560 milhões de anos. Agora os cientistas pintam um retrato que pode ajudar a desvendar o mais famoso e controverso mistério entre cientistas: a origem da vida.
 
Os cientistas acreditam que o LUCA é um antepassado comum das bactérias e archaeas. O estudoda Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, na Alemanha, chegou a 355 genes que "estavam provavelmente presentes no genoma de LUCA".
 
O biólogo acredita que o LUCA está muito próximo da origem da vida, pois, segundo o New York Times, este organismo não tem muitos dos genes necessários para viver. O especialista explicou que estes organismos estavam apenas "meio-vivos".
 
O LUCA, de acordo com o estudo publicado esta segunda-feira, surgiu num ambiente muito específico: nas fissuras do mar profundo, em zonas onde é expelido o ar gasoso, quente e cheio de metais, na mistura do magma com a água do mar.
 
Esta descoberta vem acrescentar mais um ponto ao longo debate entre os cientistas que acreditam que a vida surgiu em ambientes extremos e os que defendem que a vida começou em águas paradas, como lagoas quentes.
 
Alguns cientistas não concordam com a teoria de Wlliam Martin e afirmam que, apesar de o LUCA ser um organismo sofisticado e realmente o mais antigo encontrado até ao momento, ele surgiu muito tempo depois do início da vida.

Sem comentários: