sábado, 15 de agosto de 2015

Mais altos e inteligentes

msn saúde e bem-estar - 15/08/2015

A espécie humana está cada vez mais alta e com competências mentais mais apuradas, revela um estudo que avaliou populações de todo o mundo.
 
Publicada na revista Nature, a investigação realizada por investigadores da Universidade de Edimburgo (Escócia) avaliou mais de 100 estudos realizados em todo o mundo e concluiu os filhos de pessoas com uma genética mais diversificada têm tendência a ser mais altos e inteligentes do que as gerações anteriores. Na base desta evolução parece estar a riqueza genética que resulta da mistura entre populações e etnias, que é cada vez mais comum.
 
Os cientistas analisaram a saúde e a informação do ADN de mais de 350 mil pessoas, distribuídas entre comunidades urbanas e rurais. A equipa descobriu que uma maior diversidade genética está relacionada com um aumento médio da altura, melhores habilidades cognitivas e níveis mais elevados de educação.
 
No entanto, a genética diversificada não mostrou ter influência noutro tipo de fatores como a pressão arterial ou os níveis de colesterol, que contribuem para o desenvolvimento de doença cardíaca, diabetes ou outras condições.
 
Estas conclusões sugerem assim que, ao longo do tempo, a evolução tem vindo a favorecer os indivíduos com maior estatura e habilidades de pensamento mais nítidas, mas não tem impacto na sua propensão para o desenvolvimento de uma doença grave.

Sem comentários: