sábado, 15 de agosto de 2015

Está sempre a corar? Saiba porquê

msn saúde e bem-estar - 15/08/2015
Quando se sente a corar, tentar conter é a melhor forma de intensificar a vermelhidão nas bochechas e, por vezes, no rosto todo.
 
Quando se sente envergonhado ou desconfortável com algum assunto, o seu sistema nervoso emite um sinal aos músculos do rosto instruindo-os a relaxar, o que faz com que pequenos vasos sanguíneos na sua pele dilatem e deem um aspeto corado às suas bochechas, explica a Dra. Corine Dijk, psicóloga clínica da Universidade de Amesterdão, à revista Time.
 
Se tem pele clara, quando cora, a vermelhidão serão mais visível do que se tivesse uma pele mais escura. Algumas questões hormonais ou anatómicas também podem fazer com que seja mais propenso a corar, explica o Dr. Peter Drummond, cientista social e investigador do tema da Universidade australiana de Murdoch.
 
O desconforto social provocado por sentimentos de vergonha, culpa ou desconforto (ou a combinação dos três) são os fatores que mais fazem as pessoas corar.
 
Entre outros fatores que fazem com que as pessoas corem apontados pelos especialistas ouvidos pela Time encontram-se ainda: as companhias, uma vez que quando se sente inferior perante as pessoas à sua volta, a probabilidade de ficar corado aumenta; fobias sociais; ser alvo de escrutínio; ou quando alguém mantém contacto visual prolongado consigo.
 
Um dos especialistas aponta que corar também pode ter vantagens, uma vez que quando as pessoas se apercebem de que coramos em determinada situação que nos deixou envergonhados, vão considerar-nos mais “confiáveis e verdadeiros”.

Sem comentários: