domingo, 1 de dezembro de 2013

O VIH e o sistema imunitário

Texto publicado na rubrica Saúde da Sapo

Quando infeta o organismo, o VIH enfraquece o sistema imunitário, o sistema que nos defende dos agentes infeciosos, ao eliminar as células que os reconhecem (células CD4).
 
Associadas à infeção pelo VIH surgem geralmente as chamadas «doenças oportunistas».
 
«Quanto mais tarde for detetada a infeção, maior é a probabilidade de se desenvolverem no organismo», alerta Ricardo Camacho.
 
«Perda de peso, infeções gastrointestinais, hepatites e alguns tipos de cancro como o linfoma são alguns exemplos de problemas que podem decorrer do enfraquecimento do sistema imunitário, causado pelo VIH», descreve o especialista.
 
O tratamento antiretroviral vai assim fortalecer o sistema imunitário. Todos os medicamentos contra o VIH tentam evitar que novas células sejam infetadas. No entanto, estes medicamentos atuam de forma diferente e em diversos estados do ciclo de vida do VIH.
 
«Esta terapêutica suprime quase por completo a replicação do vírus», assegura Ricardo Camacho, explicando que «ao bloquear a replicação do vírus, não se formam novos vírus e não se infetam novas células, invertendo assim o processo de destruição das células». A melhor combinação varia de acordo com o doente.

Sem comentários: