sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mitos da Diabetes

Texto escrito por   em 13/11/2013
Da alimentação ao estilo de vida, passando pelas complicações, gravidez e vários tipos da doença são muitos os mitos em torno da diabetes que importa desconstruir. Quebre aqui 11 dos mitos mais vulgares.

MITO 1 - Nada pode ser feito para prevenir as complicações da diabetes
Está mais do que provado que o risco de complicações da diabetes pode ser prevenido através de um controlo adequado dos níveis de glicémia, da tensão arterial e do colesterol. O diabético pode viver com qualidade de vida, graças ao controlo e vigilância adequada.

MITO 2 - Os produtos “diet” ou “light” podem ser consumidos à vontade por diabéticos
O diabético não deve ficar-se pelas frases promocionais do fabricante e deve ler sempre os rótulos destes produtos para perceber se há ou não açúcares “escondidos”, como os açúcares naturais da fruta. Além disso deve também confirmar a quantidade de hidratos de carbono e de calorias.

MITO 3 - A insulina provoca dependência
A insulina não provoca dependência. Um exemplo claro disso, é o facto de muitas mulheres que tiveram diabetes gestacional e foram medicadas com insulina, deixam de ter diabetes depois do parto, deixando também de administar insulina ou qualquer outro tipo de medicação.

MITO 4 - As pessoas com diabetes têm de ter uma alimentação completamente diferente das outras pessoas.
A alimentação de um diabético deve reger-se pelos princípios de uma alimentação saudável, ou seja: ser equilibrada, diversificada e completa. Para um diabético, da mesma forma que para toda a restante população, devem ser adoptados princípios básicos como: seguir as indicações da roda dos alimentos, fazer as refeições com intervalos regulares, beber litro e meio ou dois litros de água ao longo do dia e preferir os alimentos grelhados, cozidos ou estufados aos fritos e molhos gordos.

MITO 5 - As pessoas com Diabetes não podem ingerir açúcar
As pessoas com Diabetes não precisam de eliminar o açúcar (sacarose) ou os alimentos ricos em açúcar (produtos de pastelaria, refrigerantes, chocolates). Podem incluí-los em quantidades pequenas, se conjugados com uma refeição completa, e desde que tenham os valores de glicemia dentro dos valores adequados. No entanto, o consumo deste tipo de alimentos tanto para os diabéticos, como - mais uma vez - para população em geral, deve ser a exceção e não a regra.

MITO 6 - O diabético não deve comer nada antes de deitar, pois vai fazer com que os valores de glicémia aumentem ao acordar.
Falso. A hiperglicemia matutina é frequente nos diabéticos e acontece devido ao efeito de Dawn, um fenómeno de libertação de hormonas que acontece durante a noite e que aumenta a glicemia e a resistência à insulina. Mas, para que este fenómeno possa ser contornado, o diabético deve precisamente, e ao contrário do que se pensa, fazer uma refeição ligeira antes de dormir.

MITO 7 - As pessoas podem ser “pouco” diabéticas ou “muito” diabéticas.
O que pode variar é o maior ou menor controlo da doença e, em consequência disso, a ocorrência ou não de complicações. Os indivíduos que têm a sua diabetes mais descontrolada correm riscos mais elevados de ter complicações. A diabetes é uma doença crónica com a qual a pessoa terá de lidar toda a vida, não se aplicando o conceito de ser muito ou pouco diabético.

MITO 8 - Quem ingerir grandes quantidades de açúcar pode ficar diabético.
A causa da diabetes não tem de estar necessariamente relacionada com a quantidade açúcar que ingerimos. A diabetes tipo 1 é causada pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina, no caso da diabetes tipo 2, resulta da incapacidade do organismo responder à insulina. Na maioria dos casos, a tendência para ter diabetes tipo 2 relaciona-se ainda com uma herança genética. O consumo excessivo de açúcares pode é levar a um aumento de peso que, esse sim, está relacionado com o aparecimento da diabetes.

MITO 9 - As mulheres diabéticas não devem engravidar
As mulheres diabéticas podem engravidar e, com um bom controlo no período pré-natal, durante a gestação e no pós-parto, há todas as condições que tudo decorra sem complicações. No entanto, as mulheres diabéticas devem, antes de engravidar, fazer uma consulta pré-concepcional, para fazer controlo metabólico entre outras razões. Só assim poderão assegurar que tudo decorrerá sem problemas.

MITO 10 - As pessoas com diabetes tipo 1 são as únicas a precisar de insulina.
Pode acontecer que, mesmo com cuidados diários e medicação, haja um descontrolo da diabetes tipo 2, o que pode levar que a insulina seja necessária para o controlo da hiperglicemia.

MITO 11 - A diabetes tipo 2 é uma doença menos grave que a diabetes tipo 1
Existe este ideia pelo facto de a diabetes tipo 1 estar associada à insulina injetável e atingir na maioria das vezes crianças ou jovens. No entanto, apesar do diabético tipo 2 não ser insulinodependente, se a doença não for controlada é tão ou mais grave que a diabetes tipo
 

Sem comentários: