segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VENENO DE COBRA AFRICANA USADO PARA PRODUZIR ANALGÉSICO



VENENO DE COBRA AFRICANA USADO PARA PRODUZIR ANALGÉSICO

 04/10/2012 

Substância mostrou ser tão ou mais eficaz do que a morfina


Segundo um estudo realizado pela Universidade de Nice (França), o veneno da cobra africana mamba-negra contém substâncias que podem produzir analgésicos tão eficazes quanto a morfina. Os resultados mostram que dois peptídeos, chamados "mambalgines", presentes no composto são capazes de suprimir a sensação de dor. A investigação foi publicada na «Nature».

A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma das cobras mais venenosas do mundo e o seu veneno neurotóxico causa paralisia, podendo levar a vítima à morte em menos de 20 minutos se não for tratada rapidamente. Sem o tratamento é mortal em 100 por cento dos casos.

A equipa, liderada por Sylvie Diochot, purificou os peptídeos do veneno e desenhou a estrutura dos compostos, analisando-os a seguir em ratos com vários ajustes genéticos e com dor. Os peptídeos agem inibindo proteínas da família das ASICs, encontradas na membrana dos neurónios e envolvidas no surgimento da dor.
Os resultados mostraram que os mambalgines bloqueiam um conjunto de canais iónicos neurológicos associados à dor e sem provocar efeitos secundários, como o risco de insuficiência respiratória provocada pela morfina.

Artigo original em: http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature11494.html

 

Sem comentários: