quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cérebros das crianças condicionados por logótipos da Mcdonalds



CÉREBROS DAS CRIANÇAS CONDICIONADOS POR LOGÓTIPOS DA MCDONALDS

publicado em 26 de setembro de 2012

        Um estudo científico mostrou como os logótipos de marcas de fast food ficam 'marcados' nos cérebros das crianças, numa idade em que ainda não têm os processos inibitórios necessários para os ajudar nas suas escolhas.
As zonas de prazer e de apetite dos cérebros das crianças reagem quando estas veem logótipos de marcas de fast food, como a McDonalds ou a KFC, segundo um estudo que envolveu investigadores da University of Missouri-Kansas City e da University of Kansas Medical Center.
O estudo foi efetuado através da observação dos cérebros de 60 crianças, entre os 10 e os 14 anos, enquanto lhes foram exibidos 60 logótipos de conhecidas marcas de fast food e outros 60 logótipos de conhecidas marcas de produtos não alimentares.
Utilizando um scanner especial que mede fluxo sanguíneo nas diferentes áreas do cérebro, os investigadores detetaram que os logótipos de fast food faziam aumentar o fluxo nas zonas de prazer e de apetite, o que não acontecia quando as crianças visionavam os outros logótipos.

A importância da embalagem
"Os cérebros das crianças estão 'marcados' pelos logos de comida", declarou Amanda Bruce, investigadora que conduziu a investigação, alertando para o modo como esse fator contribui para criar maus hábitos alimentar.
"Sem os processos inibitórios necessários para as auxiliar a tomar decisões, os jovens são particularmente susceptíveis de fazer más escolhas sobre o que comer", acrescentou a investigadora.
No estudo foi também pedido às crianças para experimentarem dois hamburgers da McDonalds, um deles servido numa embalagem com a respectiva marca e o outro numa embalagem 'branca'. A esmagadora maioria disse preferir o hamburger com a embalagem da McDonalds.


Sem comentários: