CÉREBROS DAS CRIANÇAS CONDICIONADOS POR LOGÓTIPOS DA MCDONALDS
publicado em 26 de setembro de 2012
Um estudo científico mostrou como
os logótipos de marcas de fast food ficam 'marcados' nos cérebros das crianças,
numa idade em que ainda não têm os processos inibitórios necessários para os
ajudar nas suas escolhas.
As zonas de prazer e de apetite
dos cérebros das crianças reagem quando estas veem logótipos de marcas de fast
food, como a McDonalds ou a KFC, segundo um estudo que envolveu investigadores
da University of Missouri-Kansas City e da University of Kansas Medical Center.
O estudo foi efetuado através da
observação dos cérebros de 60 crianças, entre os 10 e os 14 anos, enquanto lhes
foram exibidos 60 logótipos de conhecidas marcas de fast food e outros 60
logótipos de conhecidas marcas de produtos não alimentares.
Utilizando um scanner especial
que mede fluxo sanguíneo nas diferentes áreas do cérebro, os investigadores
detetaram que os logótipos de fast food faziam aumentar o fluxo nas zonas de
prazer e de apetite, o que não acontecia quando as crianças visionavam os
outros logótipos.
A importância da embalagem
"Os cérebros das crianças
estão 'marcados' pelos logos de comida", declarou Amanda Bruce,
investigadora que conduziu a investigação, alertando para o modo como esse
fator contribui para criar maus hábitos alimentar.
"Sem os processos
inibitórios necessários para as auxiliar a tomar decisões, os jovens são
particularmente susceptíveis de fazer más escolhas sobre o que comer",
acrescentou a investigadora.
No estudo foi também pedido às
crianças para experimentarem dois hamburgers da McDonalds, um deles servido
numa embalagem com a respectiva marca e o outro numa embalagem 'branca'. A esmagadora
maioria disse preferir o hamburger com a embalagem da McDonalds.
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