quinta-feira, 27 de setembro de 2012

HOSPITAL DE GAIA USA SISTEMA 3D PARA PREVENIR AVC



    HOSPITAL DE GAIA USA SISTEMA 3D PARA PREVENIR AVC

Foi realizada esta manhã, no hospital de Gaia, uma ecografia ao coração com um novo método. Permite uma visão a três dimensões, o que facilita a correção de problemas que podem estar na origem de acidentes vasculares cerebrais. Esta técnica foi aplicada num doente com fibrilhação auricular (movimentos irregulares), um dos fatores de risco de AVC.


O Centro Hospitalar de Gaia/Espinho dispõe de uma nova tecnologia que permite ver em 3D o interior do coração, sem necessidade de anestesia ou intubação, e cuja utilização promete reduzir do risco de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Chama-se Ecografia Intracardíaca Tridimensional Volumétrica e é a primeira da Europa, garante a instituição.

Através da nova tecnologia, desenvolvida em parceria com o Centro Hospitalar de Gaia, será possível encerrar com maior segurança o apêndice auricular esquerdo, local no interior do coração onde se formam coágulos que podem originar Acidentes Vasculares. “O encerramento deste apêndice no coração dos doentes com Fibrilhação Auricular impedirá a ocorrência de AVC, sendo necessário nomeadamente nos doentes com contraindicação para realizar terapêuticas anticoagulantes”, explica o hospital. Para este procedimento, a imagem utilizada até agora era feita por via transesofágica, (com necessidade de anestesia geral) ou com imagem intracardíaca bidimensional, permitindo a nova tecnologia obter uma imagem tridimensional, em tempo real e com cor.

“Com este novo procedimento, Ecografia Intracardíaca Tridimensional realizado pela primeira vez a nível europeu no CHVNG/E, o doente é picado por uma veia femoral com anestesia local, sendo introduzido um tubo que tem na ponta um sistema de imagem do interior do coração ligado a um eco cardiógrafo, onde a imagem é mostrada”, explica o hospital.

Sem comentários: