quarta-feira, 26 de setembro de 2012

INVESTIGADORA DO ISEP RECEBE BOLSA EUROPEIA




 INVESTIGADORA DO ISEP RECEBE BOLSA EUROPEIA

publicado em 24.09.12



A investigadora Goreti Sales ganhou uma das bolsas do European Research Council, no valor de um milhão de euros. Com uma duração de cinco anos, o Projeto 3Ps pretende criar dispositivos autónomos e portáteis para o diagnóstico precoce do cancro.

Baseando-se numa ideia inovadora o 3Ps permitirá detetar indicadores de alerta para a instalação do cancro de modo análogo aos sistemas utilizados hoje no controlo da diabetes. Espera-se que o 3Ps facilite o acesso da comunidade em geral à monitorização destes sinais de alerta, a tempo de evitar a instalação da doença ou de minimizar as suas consequências.

Vai ser um passo importante no diagnóstico precoce da doença oncológica, nomeadamente nas patologias com maior incidência a nível mundial: cancro da mama, cancro do colo do útero e cancro colo-retal.

«O aparecimento de uma patologia como o cancro está associado à presença de algumas biomoléculas (bio marcadores) que circulam no organismo em baixas quantidades. A existência de um biossensor (dispositivo) capaz de detetar esses bio marcadores, de modo rápido, rigoroso e não invasivo, será extremamente importante para a dinamização do diagnóstico precoce da doença», explica Goreti Sales, coordenadora do Biomark - Sensor Research, unidade de investigação do ISEP.

A conquista desta bolsa é um importante reconhecimento da investigação de ponta realizada no ISEP, sendo que o European Research Council as dirige aos «melhores e mais criativos investigadores mundiais». Este ano, concorreram 4741 projetos.

O Biomark - Sensor Research é uma unidade de investigação do ISEP que centra a sua atividade no desenvolvimento de biossensores, nos mais variados ramos de aplicação, desde a área alimentar ao ambiente e saúde. Criada em 2011, conta já com mais de 20 artigos publicados em diferentes revistas científicas internacionais. Para o projeto 3Ps, a equipa liderada por Goreti Sales é ainda composta por dois alunos de pós-doutoramento e dois alunos de doutoramento.

A concretização prática deste estudo contará com a colaboração do IPO-Porto.

Sem comentários: