domingo, 12 de outubro de 2008

Poesia e Projecto...

Pouco depois de iniciar a Área de Projecto com a turma do 12º B, sou confrontada com dois poemas de que tive conhecimento numa experiência anterior. Repesquei-os e compartilho convosco a força inspiradora destas palavras, para um trabalho de construção dos projectos, ao longo deste ano lectivo.
Fátima Tadeu



AUTOBIOGRAFIA EM CINCO CAPÍTULOS CURTOS
I
Desço a rua.
Há um grande buraco no passeio.
Caio.
Estou perdida...estou desamparada
a culpa não é minha.
Levo uma eternidade a sair de lá.

II
Desço a mesma rua.
Há um grande buraco no passeio.
Finjo que não o vejo
Caio outra vez lá dentro.
Não posso acreditar que estou no mesmo sítio.
Mas a culpa não é minha.
Ainda levo muito tempo a sair.

III
Desço a mesma rua.
Há um grande buraco no passeio.
Vejo-o
Mas ainda caio lá dentro ... é um hábito
Tenho os olhos abertos
Sei onde estou.
A culpa é minha.
Saio imediatamente.

IV
Desço a mesma rua.
Há um grande buraco no passeio.
Passo ao lado.

V
Desço outra rua.

PORTIA NELSON

Poema extraído do Livro "GERIR O TRABALHO DE PROJECTO~Um manual para professores e formadores", de Lisete Barbosa de Castro e Maria Manuel Calvet Ricardo, da Texto Editora, Colecção Educação Hoje.



A EXCEPÇÃO Á REGRA


Assim se termina história de uma obra
Vistes e ouvistes
Vistes um acontecimento vulgar
Um acontecimento como os que se dão todos os dias
E, no entanto, pedimo-vos,
Sob o familiar, descobri o insólito,
Sob o quotidiano, vêde 0 inexplicável.
Possa tudo o que é habitual inquietar-vos.
Na regra descobri o abuso
E onde quer que descubrais o abuso
Achai-lhe o remédio.

Bertolt BRECHT

Sem comentários: