sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro

Mantendo a tradição dos anos anteriores os professores do agrupamento de Biologia e Geologia promovem a realização de um conjunto de eventos para comemorar o Dia Mundial da Alimentação.
Longe de ser apenas uma necessidade fisiológica a alimentação é, desde há muito, também um acto de cultura. E quem diz cultura, diz Mediterrâneo, o "mare nostrum", o mar-matriz da nossa cultura feita de luz e festa, de vida na ágora, de abertura aos outros, onde sempre se misturaram sabores e saberes tão presentes na sua gastronomia.
É com este espírito que queremos assinalar este dia com uma ementa, que não sendo propriamente mediterrânica, o bacalhau lembra o norte, não deixa de sugerir o sul, o Mediterrâneo, pois lá estão o mel e o azeite, a cor do ouro, a hortelã e o odor intenso de uma erva que nos dá a sensação de refrescância.
Não faltarão os cestos de fruta colocados em pontos estratégicos da escola a lembrar a existência de uma fonte de preciosos antioxidantes,"lídimos guerreiros" no combate aos maléficos radicais livres, causadores indirectos do nosso envelhecimento precoce, cuja produção tem sido potencializada por uma panóplia de factores associados à vida moderna.
E porque queremos saber, também, o porquê das coisas, as palestras "Alimentação Saudável" (Sara Andrade) e "Alimentação e Imagem Corporal" (Magda Silva) saciarão a nossa curiosidade.
Agrupamento de Biologia e Geologia

Sem comentários: