sábado, 11 de outubro de 2008

Linces em Silves?! “Nã” pode ser…

Ai pode pode!! Finalmente e para breve!

No final do ano ficará concluído o 1º Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico (Lynx pardinus). Sediado em Silves, este centro receberá em 2009 casais vindos da nossa vizinha Espanha, do Parque de Doñana, com o objectivo de futuras crias repovoarem antigos territórios do lince em Portugal, como a Serra da Malcata. Crucial será dizer o quão importante é repor, primeiro, o seu habitat largamente desaparecido, onde a sua presa de eleição, o coelho bravo, escasseia vitima de caça e doenças, imperando portanto assegurar a existência de presas nos campos.

Desde 1986 que o lince ibérico é classificado como “ameaçado” nas listas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Em 2002, o seu estatuto de conservação agravou-se para “criticamente ameaçado”, quando deixou de ser avistado no nosso país. Este predador, inofensivo para o Homem, que outrora percorria tanto as montanhas algarvias como as serras de S. Mamede e da Malcata, tornou-se um mito por cá. Contudo, no outro lado da fronteira, no mesmo ano de 2002, colocaram-se “mãos à obra” com o intuito de parar esta catástrofe ibérica, iniciando assim o Programa de Conservação Ex-Situ do Lince Ibérico. Até à presente data este programa já “deu à luz” 24 crias, sendo considerado um sucesso pelos espanhóis.

Embora as possibilidades de ver esta espécie, que prefere viver bem longe do Homem, sejam remotas, faço votos para que em poucos anos consigamos furtar definitivamente a este tímido “gato”, tão amargo destaque que é esse o da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas.

Imagem daqui


Sem comentários: