sexta-feira, 17 de outubro de 2008

No seguimento do Dia Mundial da Alimentação

Claro que todos os dias são ou deveriam ser Dia Mundial da Alimentação! Hoje, dia 17 de Outubro, um dia depois da comemoração oficial, não poderíamos deixar de proceder a um pequeno balanço do que foram as actividades desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial da Alimentação na nossa escola.

A palestra "Alimentação Saudável" dinamizada pela nutricionista Sara Andrade do Centro de Saúde de Lagos, teve como público-alvo alunos de turmas do 10º Ano.
Pareceu-nos que a actividade atingiu plenamente os objectivos pretendidos: sensibilizar a comunidade escolar para as boas práticas alimentares; reforçar a ideia da importância de consumir alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos nas proporções recomendadas; dar especial ênfase ao consumo de produtos hortícolas e de frutas, importantes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras, tantas vezes arredados das nossas mesas; alertar para os perigos do consumo regular de refeições fast-food; sensibilizar os novos alunos para a qualidade das refeições fornecidas pela cantina escolar, não deixando de realçar a relação preço/qualidade das mesmas.
Na parte final da sessão, que durou cerca de hora e meia, os alunos e professores presentes colocaram questões pertinentes indicadoras de que a mensagem passou.
A palestra "Alimentação e Imagem Corporal" dinamizada pela psicóloga Magda Silva, funcionária da nossa escola, teve como público-alvo os alunos das turmas do Curso Tecnológico de Desporto e os alunos de turmas do 12º Ano que no ano transacto não tiveram oportunidade de assistir às actividades realizadas no Dia Mundial da Alimentação.
Na palestra foi dada particular atenção aos distúrbios alimentares que afectam um número cada vez maior de adolescentes e jovens, essencialmente, nos países desenvolvidos. É paradoxal que este problema afecte países onde a dificuldade de aquisição de alimentos por parte das populações quase não se coloca. Será mesmo de dizer que os distúrbios são fruto da abundância e um reflexo de valores distorcidos, onde a excessiva preocupação com a imagem corporal e a ideia peregrina da eterna juventude, se impuseram como ícones de marca, como padrões que só o são numa realidade virtual e que pouco se ajustam à realidade quotidiana.
As intervenções dos jovens e demais assistentes reforçou-nos a ideia de quão importante é continuarmos a alertar para estes problemas, a consciencializar-mo-nos de que constituem situações do dia-a-dia da maioria das famílias, de muito difícil resolução e, consequentemente, fonte de muito sofrimento para todos os envolvidos.
Estamos em crer que, mais uma vez, a mensagem passou e que nunca é de mais alertar e sensibilizar os jovens para a sua responsabilidade em "construir"um corpo são para ter uma mente sã.
Tanto o almoço como as frutas e frutos secos disponibilizados mereceram o agrado da generalidade da comunidade escolar e enquadraram-se no objectivo de promoção de uma alimentação equilibrada, condição essencial a uma vida saudável.
Resta-nos manifestar o nosso agradecimento pela preciosa disponibilidade de todos os intervenientes da comunidade escolar e da comunidade envolvente que permitiram a comemoração deste dia na nossa escola.
O agrupamento de Biologia e Geologia

Sem comentários: