domingo, 21 de junho de 2015

Sistema de limpeza dos oceanos vai começar a operar em 2016

Publicado por Green Savers em 05/06/2015
Um sistema inovador desenvolvido por um jovem holandês de 20 anos vai começar a limpar os detritos de plástico que existem nos oceanos já em 2016. O projecto chama-se “The Ocean Cleanup” e é da responsabilidade de Boyan Slat. Segundo o próprio, o sistema vai começar já a operar no próximo ano ao largo da costa da ilha de Tsushima, entre as águas do Japão e da Coreia do Sul.
 
Boyan Slat começou a desenvolveu o mecanismo em 2013, tendo contado posteriormente com o apoio de uma vasta equipa de engenheiros e cientistas. O Ocean Cleanup consiste numa plataforma flutuante que se move pelo oceano e aproveita as principais correntes marítimas para concentrar os detritos de plástico para posterior recolha. O sistema permite armazenar até 3.000 metros cúbicos de plástico de cada vez – o que equivale a uma piscina olímpica – num único local.
 
Segundo o jovem, o Ocean Cleanup é uma plataforma completamente auto-sustentável, que combina as tecnologias com o ambiente e que se alimenta através de sistemas de produção de energia solar e da força das correntes marinhas, escreve o City Metric.
 
Neste primeiro lançamento de 2016, a plataforma deverá limpar uma extensão de cerca de 2.000 metros de oceano, prevendo-se que fique em funcionamento pelo menos dois anos naquele local.
Nos próximos cinco anos, Slat ambiciona conseguir estender o alcance da plataforma até aos mil quilómetros para limpar cerca de metade da grande ilha de lixo do Pacífico, entre o Havai e a Califórnia, onde ao longo dos anos se tem vindo a acumular uma grande massa de plástico flutuante.

Sem comentários: