domingo, 21 de junho de 2015

Asfalto feito com toneres de impressão reciclados permite pavimentos mais ecológicos

Publicado por Green Savers em 05/06/2015
A cidade australiana de Sydney está a utilizar um asfalto mais amigo do ambiente para pavimentar as suas ruas, que é feito com uma mistura de toneres de impressão reciclados. A tecnologia é o primeiro uso comercial encontrado para os resíduos criados pelos cartuchos de impressão. Chamada TonerPave, a tecnologia foi criada pela empresa de pavimentos Downer em parceria com uma empresa de reciclagem de toneres de impressão, a Close the Loop.
 
Para criar o novo asfalto, a tinta que sobra dos cartuchos de impressão é misturada com óleo reciclado. A técnica é 40% mais eficiente do que produzir asfalto com betume convencional. Adicionalmente, esta nova técnica permite evitar a emissão de 270 quilos de dióxido de carbono por cada tonelada de asfalto produzido.
 
Cada tonelada do produto reciclado utilizada na produção da mistura de asfalto permite substituir 600 quilos de betume e 400 quilos de agregado fino, como a areia. Em média, cerca de 13% do toner de cada cartucho é desperdiçado e são necessários cerca de 100 cartuchos para produzir uma tonelada de asfalto, escreve o Guardian.
 
Tendo em conta a taxa de recolha actual de cartuchos de impressão na região de Sydney, é possível produzir 14.500 toneladas de TonerPave todos os anos – o suficiente para repavimentar 120.000 metros quadrados de estrada.

Sem comentários: