quarta-feira, 27 de novembro de 2013

As vantagens das terapêuticas anti-retrovirais

Texto publicado na rubrica Saúde da Sapo.
O recurso a terapêuticas anti-retrovirais continua a ser a prática mais comum. Tem a desvantagem de ser mais cara. Mas, se não pensarmos na parte económica, que vantagens tem em relação à medicina tradicional chinesa e à fitoterapia?
As terapêuticas anti-retrovirais têm a sua eficácia comprovada mas, dada a sua vertente invasiva, acabam por nem sempre ser bem toleradas por algumas pessoas que vivem diariamente com HIV.
 
Os anti-retrovirais são medicamentos complexos, com grande potencial de reações adversas, algumas delas muito graves.
 
Existem muitos pacientes para quem os riscos de tomar estes medicamentos podem ser maiores do que os seus potenciais benefícios e, nesses casos, a utilização da medicina tradicional chinesa é uma boa solução. E claro que a medicina chinesa deveria ser considerada como uma das principais terapias na gestão dos efeitos secundários dos anti-retrovirais, no caso de pacientes que necessitem mesmo de os tomar. Aliás, esta máxima aplica-se a todos os tratamentos invasivos com efeitos adversos.
 
No Centro de Terapias Chinesas, temos muita experiência em ajudar pacientes que estão a combater cancros com radioterapia ou quimioterapia, a tratar os efeitos secundários dessas terapias muito agressivas. Existem muitas fórmulas que podem ser usadas em complemento dos tratamentos contra a SIDA, e que podem ajudar imenso a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Estas fórmulas da fitoterapia chinesa são receitadas por um especialista tendo em conta o próprio paciente, os sintomas que ele sente e as maneiras como a doença se está a manifestar com ele.

Provavelmente a fórmula mais típica e imediatamente útil para um paciente com SIDA seria shen qi da bu, que é uma combinação de astragalus e de dang shen, obtida a partir da raiz de codonopsis, uma planta da família do ginseng e que é muito usada em substituição deste por causa do seu preço mais baixo, que é receitada como um tónico geral para o corpo todo e sistema imunitário, bem como um tónico em todos os casos de problemas e fraquezas do sangue. Mas, dependendo dos sintomas, existem muitas outras fórmulas.

Por exemplo, a fórmula xiao huo luo é muito indicada quando o paciente sente dores musculares ou nas articulações. Esta fórmula contém seis plantas, das quais a mais importante será provavelmente a morus alba, um arbusto da família da amoreira, mas sempre em ação sinergística com todas as outras. A SIDA causa também frequentemente problemas ao nível respiratório e propicia inúmeras infeções oportunistas por esta via. Nestes casos é especialmente indicada uma fórmula antiga, a yu ping feng, que é receitada muitas vezes para combater infeções respiratórias mas, sobretudo, como prevenção, para tonificar o sistema imunitário e preparar o corpo contra ataques externos.

Esta fórmula também tem como um dos seus principais ingredientes a planta astragalus, em conjunção com outras cinco plantas. Esta fórmula, pelo seu preço e segurança, foi a fórmula básica que as autoridades chinesas recomendaram à população como preventivo de infeções respiratórias durante a crise da chamada gripe das aves (SARS, em inglês, a síndrome respiratória aguda grave), que causava uma pneumonia atípica.

Sem comentários: