sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Gene que pode combater um grande número de doenças

ARIH2 actua como um interruptor apagando e acendendo o sistema imunitário

Publicado em www.cienciahoje.pt em 2012-11-27

O gene ARIH2, que mantém vivos os embriões, controla o sistema imunitário e determina como este luta contra doenças crónicas como a hepatite ou o HIV e auto-imunes como a artrite reumatóide. Apesar dos especialistas só terem realizado estudos sobre o gene em ratinhos, esperam que este possa utilizar-se em terapias que combatam um grande número de doenças 'incuráveis'.

Marc Pellegrini.
O principal autor do estudo publicado na «Nature Immunology», Marc Pellegrini, do Instituto de Investigação Médica Walter & Eliza Hall (Austrália), diz que o gene parece actuar como um interruptor, apagando e acendendo o sistema imunitário.
Se o gene está ligado, suprime a resposta imunitária; se estiver apagado reforça enormemente estas respostas. 

ARIH2 foi identificado por outro grupo de cientistas na mosca da fruta, mas conseguiu a atenção da equipa de Pellegrini pelos seus possíveis vínculos ao sistema imunitário.
No artigo agora publicado, os investigadores descrevem como os embriões dos ratinhos morreram quando o gene foi extraído.
O gene foi também extraído de ratos adultos. Estes sobreviveram bastante bem durante seis semanas. Depois, começaram a desenvolver respostas imunitárias que começaram a reagir contra o próprio corpo.
Os investigadores esperam agora que este gene seja estudo para uma utilização com finalidades medicinais, combatendo um grande número de doenças.
Para combater as doenças infecciosas, trava-se a acção do gene, para lutar contra as auto-imunes, carrega-se no acelerador para fazer o difícil trabalho de parar a resposta imunológica, explicam.

Artigo: ARIH2 is essential for embryogenesis, and its hematopoietic deficiency causes lethal activation of the immune system
 

Sem comentários: