sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dois terços das espécies que habitam os oceanos estão por identificar

Texto da agência Lusa
"Os oceanos são povoados por quase um milhão de espécies de organismos eucariotas, mas cerca de dois terços estão ainda por descrever, mostra um estudo internacional publicado hoje pela revista Current Biology.
 
O grupo de jamantas que pode ser encontrado nas águas dos Açores tem potencial para aproveitamento em ecoturismo, já que este é um dos poucos locais do mundo com agregações destes animais que possam ser vistas por turistas.
 
Lisboa, 15 nov (Lusa) - Os oceanos são povoados por quase um milhão de espécies de organismos eucariotas, mas cerca de dois terços estão ainda por descrever, mostra um estudo internacional publicado hoje pela revista Current Biology.
O estudo, em que participaram 270 especialistas em taxonomia de 32 países, conclui que das entre 704.000 e 902.000 espécies diferentes de organismos eucariotas - organismos, unicelulares ou multicelulares, cujas células têm um núcleo que encerra informação genética, o que exclui vírus e bactérias - que vivem nos oceanos apenas cerca de 226.000 espécies, a maioria do reino animal, foram identificadas e descritas corretamente pela ciência.
De acordo com o documento, os crustáceos e moluscos estão entre os mais abundantes habitantes dos oceanos, com cerca de 50.000 espécies cada, enquanto de peixes são conhecidas 16.733 espécies.
Os especialistas concluíram também que em muitos casos, pelo menos 170.000 casos já foram identificados, a mesma espécie é descrita sob dois ou mais nomes diferentes. O estudo aponta o exemplo dos cetáceos (baleias e golfinhos) em que foram atribuídos 1.271 nomes diferentes a apenas 87 espécies.
Em laboratórios e museus onde estão guardados espécimes recolhidos em expedições científicas e que não foram ainda estudados poderão estar ainda por descobrir cerca de 70.000 novas espécies, adianta o estudo.
As estimativas apresentadas pela Current Biology foram calculadas a partir de projeções dos números de espécies recolhidas em todo o mundo para estudo, com base no "Censo da Vida Marinha" apresentado em 2010 e que decorreu durante 10 anos, envolvendo cerca de 2.700 cientistas de 80 países que participaram em cerca de 540 expedições de recolha de espécimes."

Sem comentários: