sexta-feira, 5 de abril de 2013

Obesidade pode causar alterações genéticas

Estudo refere que gene LY86 sofre uma metilação em indivíduos de risco
Publicado em www.cienciahoje.pt 2013-04-02



O excesso de peso e uma alimentação rica em gordura podem causar alterações genéticas, segundo o estudo desenvolvido pelo epidemiologista genético Shaoyong Su, da Georgia Regents University (EUA).
Estudo analisou genoma de 703 pessoas obesas, magras e com excesso de peso.


 Para a investigação, o investigador norte-americano analisou o genoma de 703 pessoas obesas, magras e com excesso de peso e descobriu que o gene LY86 sofreu uma metilação – ligação ou substituição de um grupo metilo (um radical alcoíla monovalente constituído de apenas um carbono ligado diretamente com três hidrogénios) sobre vários substratos.

Os resultados revelam uma mudança química no genoma, como se o organismo se adaptasse ao "novo" ambiente; no entanto, o fenómeno aumenta o risco de determinados tipos de cancro, doenças cardiovasculares e pode causar resistência à insulina, uma das causas da diabetes.

O LY86 está descrito num grupo de 100 genes identificados como possíveis contribuidores na obesidade, em estudos genéticos de larga escala que comparam o ADN de milhares de indivíduos obesos e magros. “Já se sabe que a obesidade é genética, ou seja, se os pais forem obesos, as crianças tem um grande risco de o virem a ser. Contudo, o ambiente, a alimentação à base de gordura e a exposição química, pode aumentar o risco”, segundo referiu o epidemiologista ao «Science Daily».

O investigador pretende agora testar a metilação em ratos obesos, ratazanas grávidas e nas suas crias, para tentar perceber os detalhes da alteração no gene LY86, como a predisposição genética e a influência de hábitos externos.

Shaoyong Su explicou que existem casos reais de bebés que sofreram metilação durante a gestação e o fenómeno já foi registado em 1944, na Holanda. Nessa época, registava-se escassez de alimentos e as crianças que nasceram nesse período apresentavam uma mudança genética, como forma de adaptação. Quando o país superou a crise, estas crianças apresentaram um risco elevado de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

 

Sem comentários: