quarta-feira, 10 de abril de 2013

Carta de Crick ao filho sobre “segredo da vida” vendida por seis milhões de dólares

Texto de Ana Gerschenfeld publicada pelo jornal Público em 10/04/2013.
"O valor que o comprador aceitou pagar pelo documento superou de longe as expectativas mais optimistas.
O ADN desenhado por Crick na carta
A carta manuscrita em que o biólogo britânico Francis Crick, co-descobridor da estrutura em dupla hélice do ADN, explicou em primeira mão, há 60 anos, o histórico resultado que tinha acabado de obter ao filho Michael, de 12 anos, foi leiloada esta quarta-feira na Christie’s de Nova Iorque por mais de seis milhões de dólares (exactamente: 6.059.750 dólares, isto é 4.646.073 euros).
 
O valor superou de longe todas as expectativas, uma vez que a leiloeira tinha estimado que o montante final da venda se situaria entre um e dois milhões de dólares.
 
Datada a 19 de Março 1953, altura em que Francis Crick era um jovem pai de 36 anos, esta carta de sete páginas, com muitos diagramas da mão do autor, antecedeu em várias semanas a publicação oficial da descoberta, por ele e o seu colega norte-americano James Watson, na revista Nature. Nela pode ver-se um dos primeiros desenhos da icónica molécula portadora do património genético de todos os seres vivos, acompanhado de explicações muito simples e claras acerca da sua estrutura. E a dada altura, a frase-chave: “Pensamos ter descoberto o mecanismo básico de cópia através do qual a vida provém da vida.”
 
Para além do seu valor histórico e científico, a carta tem um valor afectivo: está escrita num tom que respira o amor do pai pelo filho. Até quarta-feira ao fim do dia em Lisboa, desconhecia-se a identidade do comprador. Michael Crick, hoje com 72 anos e residente nos EUA, dará metade do montante ao Instituto Salk, na Califórnia, onde Francis Crick trabalhou até ao fim da vida, em 2004 (morreu de cancro aos 88 anos)."

Sem comentários: