quarta-feira, 24 de abril de 2013

Morreu François Jacob, Nobel da Medicina de 1965

Artigo publicado pelo jornal Publico em 22/04/2013
"O francês François Jacob investigou a genética e as mutações nas bactérias. Foi um resistente durante a Segunda Guerra Mundial. Morreu aos 92 anos.
François Jacob em 1986
O biólogo francês François Jacob, prémio Nobel da Medicina em 1965, morreu na sexta-feira com 92 anos, noticiou neste domingo a AFP. O prémio que recebeu, juntamente com André Lwoff e Jacques Monod, foi graças aos estudos que fez sobre a genética e a regulação celular nas bactérias.
 
François Jacob foi professor titular da cadeira de genética celular no prestigiado Collège de França (1965-1991), e tornou-se também membro da Academia de Ciências (1977) e da Academia Francesa (1996). Entre 2007 e 2011, foi chanceler da Ordem da Libertação, que homenageia os heróis que ajudaram na libertação de França durante a Segunda Guerra Mundial, quando o país foi ocupado pela Alemanha nazi.
 
O francês nasceu a 17 de Junho de 1920 em Nancy. Em Julho de 1940 entrou no exército da França Livre, onde participou nas campanhas de Fezão e Tripolitânia, na Líbia, e em França. Oito horas depois do desembarque na Normandia das tropas aliadas, a 1 de Agosto de 1944, François Jacob foi gravemente ferido. Pela sua conduta na guerra, obteve quatro medalhas.
 
Depois da guerra, terminou os estudos em medicina, mas não se tornou cirurgião devido aos ferimentos. Em vez disso, seguiu a carreira de investigação. Em 1950, começou a trabalhar no Departamento de Fisiologia Microbiana, dirigida por André Lwoff, no Instituto Pasteur, onde fez toda a sua carreira.
 
O seu trabalho centrou-se principalmente nos mecanismos genéticos que existem nas bactérias e os efeitos bioquímicos das mutações também nas bactérias. Estudou ainda as células dos mamíferos e o desenvolvimento embrionário inicial dos ratinhos. Em 1992 entrou no Comité Nacional de Ética francês.
 
Além de ter sido um pintor amador, foi autor de muitos artigos científicos e de livros como A Lógica da Vida, uma obra de 1970 que teve muito sucesso, O Jogo dos Possíveis ou O Ratinho, a Mosca e o Homem.
 
O biólogo casou-se com a pianista Lysiane Bloch em 1947 e voltou a casar-se em 1999 depois da morte da pianista. Teve quatro filhos."

Sem comentários: