terça-feira, 19 de março de 2013

Mulheres são mais rabugentas se dormirem pouco

Privação de sono também aumenta risco de doenças cardiovasculares 

Publicado em www.cienciahoje.pt 2013-03-18 

Segundo um estudo da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, as mulheres são mais rabugentas de manhã se tiverem horas de sono insuficientes, mas os investigadores sublinham que é uma questão natural.



A equipa refere mesmo que as mulheres sofrem mais do que os homens, física e psicologicamente, caso tenham de suprir umas horas de sono. Elas dependem de mais tempo de descanso, devido à sua capacidade cerebral de multitarefa. 

A privação de sono nas mulheres pode mesmo levar ao risco de desenvolver doenças cardíacas e de depressão, assim como aumentar os níveis de inflamação, que levam à dor e o mau humor. Segundo Michael Breus, psicólogo clínico especialista em doenças do sono, “o efeito pode até ser dramático”.

O especialista aconselha mesmo a reparar essas horas em falta através de pequenas sestas, entre 25 a 90 minutos, porque se forem demasiado longas poderão ter efeitos negativos. 
Esta é a primeira vez que um estudo sugere que as mulheres necessitam de dormir mais do que os homens. O investigador britânico Jim Horne, do Centro de Investigação do Sono da Universidade de Loughborough explica que o sono serve para descansar o cérebro e que as mulheres precisam de mais descanso devido à capacidade cerebral de multitarefa.

Sem comentários: