terça-feira, 19 de março de 2013

Estudo sugere que vitamina E pode prevenir e tratar cancro

Investigadores advertem que os suplementos vitamínicos à venda não têm este efeito 

Publicado em www.cienciahoje.pt 2013-03-18 

Ching-Shih Chen, professor na
 Universidade Estatal do Ohio
Uma equipa de investigadores identificou uma propriedade anticancerígena na vitamina E. Já há muito se pensava que esta existia, mas encontrá-la não foi uma tarefa fácil. Muitos estudos com animais sugeriam que a vitamina E podia prevenir o cancro, mas os ensaios clínicos em humanos não mostraram esses benefícios. 


Nesta nova investigação, os investigadores demonstram que nas células cancerosas da próstata uma forma de vitamina E inibe a ativação de uma enzima que é essencial para as células cancerosas sobreviverem. Com a perda dessa enzima – chamada Akt – a célula do tumor morre. A vitamina não tem efeitos negativos nas células normais. 

“É a primeira demonstração de um mecanismo único que permite que a vitamina E tenha alguns benefícios em termos de prevenção e tratamento do cancro”, diz o autor principal do artigo Ching-Shih Chen, professor na Universidade Estatal do Ohio e investigador Ohio State’s Comprehensive Cancer Center. O estudo será publicado na edição de amanhã do «Science Signaling». 

O cientista adverte que tomar suplementos vulgares de vitamina E não oferece quaisquer benefícios contra o cancro. Isto porque os suplementos encontrados no mercado são sintéticos a baseiam-se predominantemente numa forma da vitamina que não combate o cancro. Além disso, o corpo humano não consegue absorver as altas doses necessárias para o efeito anticancerígeno se fazer sentir. 

“O nosso objetivo é desenvolver um comprimido seguro com a dose ideal para ser tomado diariamente como prevenção. Demora algum tempo a otimizar a formulação e a dose”, explica. 

A vitamina E pode ocorrer em numerosas formas dependendo da sua estrutura química. A forma mais comum pertence a uma variedade chamada tocoferol. Neste estudo, os investigadores mostraram que, dos tocoferóis testados, a forma gama-tocoferol é a mais potente. 

Através da manipulação da estrutura da molécula da vitamina descobriu-se que a eficácia do novo agente criado é 20 vezes mais elevada do que a própria vitamina. Em experiências realizadas com ratinhos, este agente reduziu o tamanho de tumores na próstata.

Sem comentários: