sexta-feira, 1 de março de 2013

Consumo moderado de cafeína não aumenta dispêndio energético


Estudo revela de café apenas diminui tempo de sono em 45 minutos
Publicado em www.cienciahoje.pt
 2013-02-26

“A ingestão de uma dose moderada de cafeína não altera o dispêndio energético de homens fisicamente ativos, mas diminui o seu tempo de sono”, segundo conclui o estudo realizado por uma equipa de investigação do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, conduzido pela investigadora Analiza Silva.


O trabalho científico, publicado na revista «Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism», incluiu uma amostra de homens saudáveis com idades compreendidas entre os 20 e os 39 anos e fisicamente ativos, não habituados a ingerir cafeína (com um nível de consumo inferior a um café por dia). O número de horas de sono e perfil de atividade física foi controlado através de sensores do movimento combinados com monitorização da frequência cardíaca diária ao longo de 11 dias.

Até à data, a maioria das investigações conduzidas em contexto laboratorial, num período máximo de 24 horas sugere que a cafeína aumenta o metabolismo energético. Contudo, nenhum estudo avaliou o seu efeito em condições de vida diária e em períodos mais longos.


Este estudo constituiu-se como o primeiro neste âmbito, a avaliar o impacto de uma dose moderada de cafeína no metabolismo de repouso, dispêndio energético total e em atividade física, durante quatro dias, no decorrer do estilo de vida normal. A investigação recai sobre um desenho experimental, tratando-se de um ensaio clínico controlado e duplamente cego.

Menos 45 minutos de sono

O grupo de 30 pessoas fez uma avaliação inicial e, de forma aleatória, recebeu cafeína (dose semelhante à de cinco cafés) durante quatro dias ou placebo, com um período de três dias de intervalo entre toma. Esta distribuição aleatória foi igualmente desconhecida para os investigadores e amostra “pelo que se conseguiu uma total imparcialidade nos resultados obtidos”, refere o comunicado.

O sistema de organização do estudo de quatro dias mais três permitiu ainda que cada substância tenha sido ingerida e avaliada durante os mesmos dias da semana, reduzindo a variabilidade dos fatores externos e aumentando a fiabilidade dos resultados.

Contrariamente à expectativa, uma dose moderada de cafeína não teve influência no metabolismo de repouso e no dispêndio energético total e em atividade física, incluindo a intensidade e a duração das várias atividades da vida diária. Este foi o primeiro estudo que acompanhou os participantes por um período de tempo mais longo, em condições de vida real. Foi ainda documentado que uma dose moderada de cafeína (cinco cafés), em pessoas sem consumo habitual desta substância pode provocar uma diminuição do período de sono em cerca de 45 minutos.

Sem comentários: