terça-feira, 19 de março de 2013

Descoberto conjunto planetário jovem com planetas gigantes

HR 8799e tem aproximadamente nove vezes a massa de Júpiter 

Publicado em www.cienciahoje.pt 2013-03-18
O planeta HR 8799e tem aproximadamente nove vezes a massa de Júpiter (Imagem:Dunlap Institute for Astronomy & Astrophysics)

Uma equipa de investigadores do Dunlap Institute for Astronomy & Astrophysics, da Universidade do Toronto, localizou uma estrela a 130 anos-luz, quatro planetas gigantes, maiores do que qualquer um dos existentes no nosso Sistema Solar. Os cientistas referem que o sistema é relativamente novo em termos cósmicos – 30 milhões de anos – e ainda tem grandes discos de poeira, além de asteroides e cometas.

Os planetas circundam a estrela HR 8799, um astro que tem cerca 1,5 vez o tamanho do Sol e é cinco vezes mais brilhante do que ele. A descoberta deste sistema ocorreu usando os telescópios Gemini e Keck, no Havaí.

O planeta HR 8799e tem aproximadamente nove vezes a massa de Júpiter – o maior planeta do nosso Sistema Solar – e está 14,5 vezes mais longe da sua estrela do que a Terra está do Sol.


Ao estudarem a luz refletida pelo planeta, os cientistas identificaram que sua atmosfera tem água e carbono. O planeta mais externo do grupo, HR 8799b, tem cerca de sete vezes a massa de Júpiter. Ele está 68 vezes mais longe da estrela do que a Terra está do Sol.


Apesar das fortes evidências, os planetas ainda são considerados candidatos. Ainda é preciso que a descoberta seja confirmada por outros cientistas sobre a sua existência e características desta descoberta.

Sem comentários: