segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Núcleo interno da Terra gira no sentido oposto ao planeta

http://querosaber.sapo.pt/ambiente/nucleo-interno-da-terra-gira-no-sentido-oposto-ao-planeta
Artigo escrito por Alexandre Lopes

Anteriormente pensava-se que o núcleo interno da Terra completava uma rotação cerca de dois terços de segunda mais rápido que o resto do planeta. Agora, uma nova teoria sugere que, embora seja efetivamente mais rápido que o resto do planeta, o núcleo gira na direção oposta.
 
A teoria surge da parte de um grupo de investigadores da Universidade de Leeds, em Inglaterra, que afirmam que o núcleo interno – tem 3,5 mil quilómetros de diâmetro e é composto de ferro sólido - gira mais rapidamente e na direção leste, em relação ao resto do planeta. Já o núcleo externo, composto principalmente de ferro fundido, gira para o oeste em velocidade mais lenta.
 
Este estudo foi feito utilizando um modelo do planeta Terra no supercomputador Monte Rosa que é capaz de simular o comportamento do núcleo da Terra com uma precisão surpreendente. Com o uso desta máquina, descobriu-se que a rotação do campo magnético da Terra consegue puxar o núcleo externo líquido na direção oeste e, ao mesmo tempo, exercer forças opostas sobre o núcleo interno, resultando numa rotação para o lado oposto.
 
Termina assim um enigma com mais de 300 anos. Os cientistas esperam agora com esta descoberta perceber melhor a dinâmica do núcleo da Terra, assim como o campo magnético do planeta.
 
Imagem: National Geographic

Sem comentários: