quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prémio Nobel da Medicina 2011

O Instituto Karolinski da Suécia premiou este ano trabalhos de investigação realizados na área do sistema imunitário, ao atribuir o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina aos investigadores Jules Hoffmann e Bruce Beutler pelo seu trabalho no domínio da imunidade inata ou congénita e a Ralph Steinman, falecido no dia 30 de setembro vítima de cancro no pâncreas, pelo estudo das células dendríticas responsáveis pela regulação dos mecanismos de defesa do organismo.
A investigação destes cientistas tem incidido sobre os "guardas" do sistema imunitário, que possibilitam ao homem e outros animais defender-se de bactérias e outros microrganismos patogénicos.
Através do seu trabalho foi possível obter informações mais específicas sobre os mecanismos de resposta às doenças e abrir caminhos à prevenção e terapia contra infeções, cancro e doenças inflamatórias como o lúpus.

O mérito do norte-americano Beutler e do luxemburguês Hoffman advém do facto de terem descoberto uma proteína recetora capaz de reconhecer os microrganismos que entram em contacto com o corpo. Já ao canadiano Ralph Steinman coube a descoberta das células dendríticas do sistema imunitário e a sua capacidade única de ativar e regular a resposta imunitária com vista à destruição dos microrganismos.

A deteção dos mecanismos fundamentais da ativação do sistema imunitário permitirá um combate mais eficaz às doenças contagiosas e o desenvolvimento da sua prevenção através de vacinas específicas.
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=O-Premio-Nobel-da-Medicina-foi-atribuido-a-tres-cientistas-que-estudaram-o-sistema-imunitario.rtp&headline=20&visual=9&article=484921&tm=2

Sem comentários: