quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prémio Nobel da Física 2011

Este ano, o Instituto Karolinski da Suécia atribuiu o Prémio Nobel da Física aos cientistas norte-americanos Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt, os quais com base nos seus estudos, descobriram que o Universo está se expandindo em aceleração ao invés de desacelerar como era anteriormente esperado. Segundo esta ideia o tamanho do Universo terá duplicado nos últimos 5 mil milhões de anos, curiosamente a idade que aproximadamente é atribuída ao nosso sistema solar.


Conforme artigo publicado pelo jornal brasileiro Diário do Nordeste "A descoberta da expansão acelerada do Universo foi possível através da observação de um tipo muito especial de supernova: a supernova Ia.Trata-se da explosão de uma estrela muito antiga e compacta, tão pesada quanto o Sol, mas de tamanho relativamente pequeno, como o da Terra. Uma única supernova pode emitir, durante semanas, tanta luz quanto uma galáxia inteira.Os dois times de pesquisa descobriram mais de 50 dessas supernova e detectaram que a luz delas era mais fraca do que o esperado, um sinal de que a expansão do Universo estava acelerando.Os trabalhos do trio ainda estão em pleno acordo com as previsões feitas por Albert Einstein ao demonstrar a teoria da relatividade geral. Eles poderão salvar uma parte da pesquisa do alemão que era tida como um erro até mesmo por Einstein: a constante cosmológica, um recurso usado pelo cientista para tentar salvar a ideia.
Antes das observações do trio, os astrônomos acreditavam que o Universo estava se expandindo em consequência do Big Bang, há cerca de 14 bilhões de ano. No entanto, para muitos cosmólogos esta expansão estava ficando cada vez mais lerda. Isso porque eles achavam o espaço era feito apenas por matéria comum - feita de átomos e que forma os objetos e seres que vemos todos os dias. Mas ao se voltar para as supernovas - explosões que marcam o fim da vida de estrelas com muita massa -, o trio premiado pelo Nobel encontrou astros com menos brilho do que seria previsto caso o Universo se expandisse devagar. Daí os cosmólogos tiraram a ideia que o Universo estava crescendo em ritmo acelerado. O problema é que se somente existisse matéria comum, isso não seria possível, pois a atração da gravidade retardaria a rapidez da expansão. A solução foi encontrar algo para explicar um cosmo com pressa para crescer. Foi aí que os astrônomos norte-americanos surgiram com a ideia da energia escura, que acreditam que ela ocupe 73% do Universo".

Sem comentários: