quinta-feira, 27 de junho de 2013

Japão deverá aprovar ensaios clínicos com células estaminais pluripotentes

Artigo da LUSA publicado pelo jornal Público em 26/06/2013.
"Comissão já disse que sim a uma terapia com nova tecnologia para tratar degeneração macular, uma forma de cegueira relacionada com a idade. Ensaios vão começar em 2014.
As células estaminais pluripotentes induzidas são criadas a partir de células adultas conduzidas a um estado quase embrionário
Uma comissão governamental japonesa aprovou nesta quarta-feira a realização dos primeiros ensaios clínicos mundiais de medicina regenerativa em humanos, feitos com células estaminais pluripotentes induzidas.
 
Os ensaios clínicos iniciar-se-ão no próximo ano, devendo o ministro japonês da Saúde respeitar o parecer da comissão e validar o projecto apresentado pela Fundação para a Investigação Biomédica e a Inovação, um centro hospitalar em Kobe, a Oeste no Japão.

Os ensaios visam tratar uma doença ocular, a degeneração macular relacionada com a idade, que é a principal causa de cegueira dos maiores de 55 anos nos países industrializados. Para tal, os cientistas irão cultivar células da retina para as implantar, segundo a AFP.

As células estaminais pluripotentes induzidas são criadas a partir de células adultas conduzidas a um estado quase embrionário. Desta forma, voltam a ter a capacidade de se diferenciarem em todos os tipos de células em função do meio envolvente onde se encontram.

No ano passado, o japonês Shinya Yamanaka e o britânico John Gurdon foram recompensados com o prémio Nobel da Medicina por terem conseguido reprogramar as células adultas em células estaminais pluripotentes, processo chave para o futuro da medicina regenerativa.

A utilização destas células não coloca problemas éticos importantes, ao contrário do uso das células estaminais dos embriões humanos, segundo a AFP."

Sem comentários: