quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aluno português cria uma válvula mitral para o coração e vence concurso europeu

Texto de José Maria Pinheiro publicado pelo jornal Público em 27/06/2013
"A tese sobre válvulas mitrais para o coração de Ricardo Moreira foi uma das quatro premiadas.
Ricardo Moreira, 24 anos, permanece na Alemanha
O estudante português Ricardo Moreira, 24 anos, venceu o concurso Future Ideas, competição que premeia os melhores projectos de mestrado europeus desenvolvidos desde 2009. A final decorreu na passada sexta-feira, dia 21, em Amesterdão, Holanda, e o trabalho do aluno de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho incide sobre a criação de uma válvula mitral inovadora para o coração.
 
“Baseei-me no funcionamento das válvulas biológicas para concretizar a minha ideia”, revela o jovem de Marco de Canaveses. “Retiram-se as células de doentes para depois as utilizarmos na construção de um molde em laboratório, que nos permite aperfeiçoar uma válvula com características semelhantes às do órgão original”, declarou o investigador ao PÚBLICO.
 
O estudante português teve a oportunidade de apostar neste projecto durante o período em que fez Erasmus na Universidade Técnica de Aachen, na Alemanha, onde terminou a sua tese com a nota máxima de 20 valores.
 
Com mais de 234 ideias a concurso, Ricardo Moreira ficou surpreso com a vitória: “O concurso encontra-se direccionado para teses com uma vertente social”, revela. “O próprio júri não possuía bases suficientes para compreender o funcionamento do meu trabalho, pelo que tiveram de o remeter para uma equipa de especialistas que procedeu à sua avaliação.”
 
O projecto foi financiado exclusivamente pela Universidade Técnica de Aachen, encontrando-se agora numa etapa de testes pré-clínicos, em ovelhas, no Instituto Helmholtz-Aachen. “A minha universidade de origem [Minho] não está preparada para incubar um trabalho desta natureza, muito por culpa da falta de recursos financeiros”, explica.
 
Ricardo Moreira tem esperança de que a sua criação possa vir a ser comercializada dentro de dez anos, dedicando-se agora a um projecto relacionado com válvulas cardíacas."

Sem comentários: