terça-feira, 5 de junho de 2012


Formigas "Zumbis"

Ao encher a sua cabeça com células fúngicas e comandando os seus músculos para morrer onde quiser, é assim que um fungo consegue manipular uma formiga.

O fungo age como um parasita que causa a morte das formigas no exacto local em que deseja, sendo este um lugar ideal para o seu crescimento e reprodução. Este fungo é chamado de Ophiocordyceps unilateralis, quando infecta a formiga, deixa-a viva durante algum tempo, “comandando-a”.

A formiga, influenciada pelo parasita, sai do seu ninho, dirigindo-se a outras regiões, como pequenas plantas. A formiga alimenta-se de folhas rasteiras, mesmo antes de morrer, ficando com a boca agarrada às folhas. Algum tempo após a morte da formiga, o fungo sai da sua cabeça e liberta alguns esporo semanas depois.
“O fungo manipula as formigas contaminadas para que elas morram onde o parasita prefere ficar, fazendo-as viajar por muito tempo nas suas últimas horas de vida”, afirma David Hughes.
Para além disso, o fungo utiliza a formiga depois de morta como alimento, já que esta contém açúcares que ajudam no crescimento do parasita, tendo o cuidado de manter a mandíbula da formiga intacta, para que esta se mantenha presa à folha.

Vídeo:


Luís Filipe, Mário Mota e Jorge Pacheco, alunos do 11.ºB.

Sem comentários: