sábado, 1 de agosto de 2015

Sente-se permanentemente cansado?

SAPO LIFESTYLE
Um estudo da Universidade de Estocolmo, na Suécia, garante que não existe qualquer relação entre cansaço e falta de descanso. Descubra, então, o que pode ser
 
Uma alimentação nutricionalmente pobre afeta o desempenho físico e cognitivo. Segundo Isabel do Carmo, diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria, «uma alimentação diversificada em termos de macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e lípidos) e micronutrientes (vitaminas e minerais) tem as doses necessárias para o equilíbrio nutricional que é exigido pelo organismo». «Quando isso não acontece, entra-se num défice vitamínico, emergindo como alerta um estado de fadiga permanente», refere ainda a especialista.
 
Em situações como esta, de desequilíbrio nutricional, os suplementos multivitamínicos desempenham uma função importante, restituindo ao organismo vitaminas e minerais fundamentais. As justificações para o cansaço não se ficam, contudo, por aqui. Podem ter a ver com desidratação, doença do sono, patologias do foro coronário ou problemas renais, entre outros. Em situações mais extremas pode estar relacionado com uma situação de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou de insuficiência cardíaca.
 
«A falta de sintomas clássicos de doença coronária torna difícil identificá-los e pensar no diagnóstico com subsequente investigação. Muitos sintomas, como a angina de peito e o cansaço, são consequência da fixação de placas de aterosclerose no interior das artérias, limitando o fluxo de sangue para o coração. Em alguns casos, essa placa nas artérias das mulheres, acumula-se com um padrão homogéneo e regular, diferente da típica placa grumosa que se forma nas artérias dos homens, não sendo detetada ou sendo mais dificilmente detetada pelos testes padrão», adverte Maria Helena Custódio, cardiologista da clínica CUF Alvalade.
 
A estenose aórtica é uma patologia valvular muito frequente nos países desenvolvidos, sendo sobretudo uma doença degenerativa associada ao envelhecimento. Esta doença caracteriza-se pelo aperto da válvula aórtica, causado sobretudo pela fibrose e acumulação de cálcio que impedem a passagem do sangue, provocando cansaço, dor no peito e desmaios. Se sente um cansaço acima do normal, procure rapidamente um especialista para analisar as causas. Pode até não ser nada de grave mas só uma opinião médica o poderá confirmar.

Sem comentários: