sábado, 15 de agosto de 2015

O que as mulheres podem fazer para atrasar a menopausa

msn saúde e bem-estar - 15/08/2015
Para muitas mulheres a menstruação é um enorme incómodo. Mas ficar sem período menstrual antes dos 40 anos também não é das melhores experiências.
 
“A menopausa precoce não é um processo biológico natural, mas sim patológico”, destaca Santiago Palacios, diretor do Instituto Palacios Salud de la Mujer, ao El País.
 
Entre muitas coisas, a perda de estrogénio (hormona feminina) afeta a pele e a sexualidade e aumenta o risco de desenvolver problemas cardiovasculares e osteoporose, como destaca o especialista. Tem um grande impacto na qualidade de vida mas também pode ‘ameaçar’ a saúde.
 
As mulheres europeias entram na menopausa entre os 45 e os 55 anos, mas a média é aos 51 anos. Para conseguir que a menopausa não chegue antes desta ideia há mudanças no estilo de vida que pode adotar.
 
1. Deixe de fumar. “Fumar mais de 15 cigarros diariamente antecipa a última menstruação cerca de dois anos”, destaca Rafael Sánchez Borrego, diretor médico da Diatros Clínica de Atención a la Mujer.
 
2. Caminhe e apanhe sol com proteção. O défice de vitamina D, que se sintetiza através da exposição aos raios solares, está por trás da antecipação da menopausa em algumas mulheres, como aponta um estudo da Universidade de Massachusetts. Por isso caminhe durante o dia e aproveite para apanhar um pouco de sol, mas não se esqueça de aplicar protetor solar.
 
3. Não coma muito atum ou peixe-espada. A Sociedade Americana da Menopausa alerta sobre os possíveis efeitos da contaminação destes peixe azul de grande porte pelos compostos dos plásticos que não se degradam e passam para o peixe. Um dos efeitos é que interfere com as hormonas acelerando a menopausa.
 
4. Adote uma dieta saudável. Apesar de não existirem provas concretas, especialistas como o Dr. Palacios sugerem que é a adoção de hábitos saudáveis que tem influenciado o facto de as mulheres entrarem em menopausa cada vez mais tarde.

 

Sem comentários: