sábado, 1 de agosto de 2015

Japão: excesso de árvores está a prejudicar o ambiente

Green Savers - 02/07/2015

Podem as árvores causar poluição? A resposta curta é sim. Pode parecer contraditório que as árvores possam ser uma fonte de poluição quando absorvem o dióxido de carbono mas, quando as florestas não são bem geridas, o excesso de árvores pode causar poluição por nutrientes.
 
É isto que se está a passar no Japão, onde as florestas de cedros e ciprestes, que não são cuidadas ou são mal geridas, estão a lançar grandes quantidades de nitrogénio para os cursos de água locais, provocando um florescimento nefasto de algas.
 
Mas a culpa não é das árvores, mas sim da sua má gestão. Muitas árvores são plantadas de forma massiva e para fins comerciais. Esta prática de plantação massiva iniciou-se há meio século, numa altura em que a procura de madeira no Japão era elevada. Porém, por várias razões, as empresas nipónicas começaram pouco tempo depois a importar a madeira que necessitavam.
 
A mudança de paradigma no mercado deixou um rasto excessivo de plantações de árvores, que agora estão a causar problemas às restantes formas de vida selvagem. As árvores mais velhas necessitam de menos nutrientes que as mais novas, que crescem mais rápido. Porém, quase não nascem novas árvores nestes locais, porque as velhas que foram plantadas de forma densa ocuparam todo o espaço disponível e impedem que a luz solar chegue às árvores mais novas, escreve o Discovery News.
 
Como consequência, existe nestes locais uma elevada concentração de nitrogénio, que é expelida pelas árvores mais velhas que não necessitam dele, mas não existem árvores mais novas para o absorver. Assim, este nitrogénio tende a infiltrar-se nos cursos de água das proximidades, propiciando o florescimento de algas marinhas. Na presença de nutrientes, as algas começam a crescer de forma desenfreada, tornando-se problemáticas para as outras formas de vida marinhas, já que absorvem o oxigénio da água, num processo conhecido como eutrofização.

Sem comentários: