sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Investigadores  descobrem 'segredos' da pré-história do mediterrâneo


Análises genéticas e químicas de esqueletos revelam origens dos primeiros habitantes da Sicília
Publicado em www.cienciahoje.pt em 2012-11-29

Ilhas Égadi, Sicília, Itália

Restos de esqueletos encontrados numa gruta em Favignana (ilhas Égadi, Sicília, Itália) revelam que os primeiros assentamentos de humanos modernos na Sicília remontam à última idade do gelo. Apesar de viverem numa ilha mediterrânica, esses caçadores-recolectores comiam pouco marisco.




O artigo que apresenta estas e outras conclusões está publicado na «Plos ONE». A investigação foi levada a cabo por uma equipa do Max Planck Institute dirigida por Marcello Mannino.
A análise genética dos ossos descobertos fornece alguns dos primeiros dados de DNA mitocondrial dos primeiros humanos daquela região, uma peça essencial para a análise destes antepassados. A análise revela em que altura a humana moderna chegaram às ilhas.
O povoamento definitivo da Sicília ocorreu no auge da última era glaciar, entre 19 mil – 26 500 anos, quando o nível do mar estava baixo o suficiente para expor a 'ponte' terrestre entre a ilha e a Península Itálica.
Os autores também analisaram a composição química dos restos humanos e descobriram que aquelas populações mantiveram um estilo caçador-recolector, dando mais importância, na sua alimentação, aos animais terrestres do que aos recursos marinhos.
O estudo publicado na «Plos ONE» é de acesso livre.

Artigo: Origin and Diet of the Prehistoric Hunter-Gatherers on the Mediterranean Island of Favignana (Ègadi Islands, Sicily)

Sem comentários: