quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mar está a subir mais rápido do que o previsto

Texto de José Pedro Frazão, Rádio Renascença, 28/11/2012.

"A conclusão é de um estudo da autoria de cientistas da Alemanha, França e Estados Unidos e foi conhecido quando decorrem em Doha, no Qatar, os trabalhos da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.
 
A subida do nível médio da água do mar está a ocorrer a um ritmo superior ao projectado pelo painel internacional de cientistas que avalia as alterações climáticas. O novo estudo, que vem confirmar a suspeita levantada nos últimos anos por diferentes equipas de investigação, é publicado esta quarta-feira na revista “Environmental Research Letters”.

Ao comparar as projecções dos últimos grandes relatórios climáticos com o que se está a observar de facto, os investigadores concluíram que as previsões para o aquecimento global batem certo, mas que as da subida do nível dos oceanos estão subestimadas.

É a subida do nível médio do mar que desafia os modelos antigos. Após analisarem dados obtidos até 2011, os investigadores concluem que a subida está a ser 60% mais rápida do que ditavam as últimas projecções, divulgadas na actualização de 2007.

O estudo, da autoria de cientistas da Alemanha, França e Estados Unidos, foi conhecido na altura em que decorrem no Qatar, os trabalhos da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

Procura-se em Doha o "sucessor" do Protocolo de Quioto, que expira a 31 de Dezembro. "

Sem comentários: