segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA 2012




PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA ATRIBUÍDO A JOHN B. GURDON E SHINYA YAMANAKA

Publicado em: http://sicnoticias.sapo.pt
 08/10/2012

O prémio Nobel da Medicina 2012 foi hoje atribuído conjuntamente a John B. Gurdon e Shinya Yamanaka "pela descoberta de que as células maduras podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes", anunciou o Comité Nobel.
Shinya Yamanaka                                  John B. Gurdon
Segundo explica a assembleia Nobel no comunicado em que anuncia os nomes  dos laureados, o Instituto Karolinska decidiu distinguir dois cientistas  que descobriram que células maduras e especializadas podem ser reprogramadas  para se tornarem células estaminais, capazes de formarem qualquer tecido  do corpo. 
"A sua descoberta revolucionou a nossa compreensão de como as células  e os organismos se desenvolvem", acrescenta o comunicado. 

John B. Gurdon, nascido em 1933 no Reino Unido, descobriu em 1962 que  a especialização das células é reversível. 
Shinya Yamanaka, que nasceu no Japão em 1962, descobriu mais de 40 anos  depois, em 2006, como células maduras intactas em ratos podem ser reprogramadas  para se tornarem células estaminais. 

"Surpreendentemente, ao introduzir apenas alguns genes, ele reprogramou  células maduras para se tornarem células estaminais pluripotentes, ou seja,  células imaturas que podem transformar-se em qualquer tipo de célula no  organismo", adianta o comité. 
Estas descobertas, que o Comité Nobel considera revolucionárias, mudaram  "por completo" a forma como a ciência vê o desenvolvimento e a especialização  celulares. 

"Compreendemos hoje que a célula madura não tem de ficar confinada para  sempre ao seu estado especializado. Os manuais foram reescritos e estabeleceram-se  novos campos de investigação. Ao reprogramar células humanas, os cientistas  criaram novas oportunidades de estudar doenças e desenvolver métodos de  diagnóstico e terapia", acrescenta o mesmo comunicado. 

As células estaminais pluripotentes são as células existentes num embrião  nos primeiros dias após a conceção. São células que podem transformar-se  em quaisquer células existentes no organismo adulto - células nervosas,  a células musculares, células do fígado - especializadas para cumprir funções  específicas. 
Em tempos pensava-se que este caminho, desde a célula imatura à célula  especializada, era unidirecional, sendo impossível que as células especializadas  voltassem ao estado imaturo e pluripotente. 
 Foi este dogma que John B. Gurdon e mais tarde Shinya Yamanaka quebraram.

O biólogo britânico John B. Gurdon nasceu em 1933 em Dippenhall, no  Reino Unido. Doutorou-se na Universidade de Oxford em 1960 e recebeu uma  bolsa de pós-doutoramento no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Entrou  na Universidade de Cambridge em 1972, onde foi Professor de Biologia Celular  e reitor do Magdalene College entre 1994 e 2002. Atualmente, está no Instituto  Gurdon em Cambridge. 

Shinya Yamanaka nasceu em Osaka em 1962. Licenciou-se em Medicina em  1987 na Universidade de Kobe e recebeu formação como cirurgião ortopédico  antes de se dedicar à investigação básica. Doutorou-se na Universidade de  Osaka em 1993, após o que trabalhou no Instituto Gladstone em São Francisco,  EUA, e no Instituto Nara de Ciência e Tecnologia, no Japão. Atualmente,  é professor na Universidade de Quioto e está também ligado ao Instituto  Gladstone. 

A temporada dos prémios Nobel 2012 começou hoje com o anúncio do Nobel  da Medicina e prossegue com o da Física (terça-feira), da Química (quarta-feira),  da Literatura (quinta-feira), da Paz (sexta-feira) e da Economia (dia 15).
Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial  sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira  vez em 1901.

Sem comentários: