segunda-feira, 22 de outubro de 2012

NOVA VACINA CONTRA A TUBERCULOSE MAIS EFICIENTE



Nova vacina contra a tuberculose mais eficiente


EU dá luz verde para ensaio clínico de fármaco que poderá substituir BCG

Publicado em www.cienciahoje.pt
a 2012-10-16

Uma equipa de cientistas europeus está a ponto de lançar uma vacina mais eficiente – a MTBVAC – contra a tuberculose (TB). A Autoridade Reguladora para a Medina na Suíça já deu o aval para darem início a testes clínicos em adultos saudáveis que se queiram voluntariar.
A MTBVAC é o primeiro fármaco a centrar-se directamente na Mycobacterium tuberculosis

Segundo Máire Geoghegan-Quinn, comissária europeia para a investigação, inovação e ciência, inovação, esta é uma doença que faz “sete vítimas por hora, apenas na Europa e tem uma grande resistência a fármacos. É por isso que que a União Europeia está a investir tanto no combate à doença e a nova vacina já está a ser desenvolvida há mais de uma década contando com a colaboração de diferentes laboratórios pela Europa fora”.

A MTBVAC é o primeiro fármaco a centrar-se directamente na Mycobacterium tuberculosis (bactéria que causa a tuberculose) e prevê estimular o sistema imunitário para reconhecer e prevenir a infecção.

Os testes pré-clínicos envolveram diferentes parceiros da Iniciativa para a Vacina da Tuberculose (TBVI), um consórcio parcialmente fundado e estabelecido pela Comissão Europeia para facilitar a investigação dirigida à vacina da TB. Os ensaios terão a supervisão de François Spertini, da Universidade da Lausanne, na Suíça.

MTBVAC

O líder da investigação, Carlos Martin, da Universidade de Zaragoza (Espanha), refere num comunicado enviado pela CE e ao qual o «Ciência Hoje» teve acesso, que “poder começar com os testes clínicos é um passo muito importante para a área, tendo em conta que a MTBVAC é um conceito recente. A BCG, vacina actualmente disponível, fornece uma protecção muito limitada contra a doença e se a MTBVAC tiver sucesso em todas as fases que envolvidas nos testes clínicos e mostrar para ser mais eficaz, poderá substitui-la”.

Com quase nove milhões de novos casos e 1.4 milhões de mortes por ano no mundo inteiro, a tuberculose é um problema de saúde pública colossal que abrange todos os países. Segundo a Organização Mundial de Saúde, só na Europa registam-se 49 novos casos e sete mortes a cada hora. A resistência ao tratamento com os antibióticos tem sido um problema crescente.

Sem comentários: