quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

29/11/2018

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA



1 de dezembro de 2018

No próximo sábado, 1 de dezembro, assinala-se mais um Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.

Longe vão aqueles anos da década de oitenta do século passado em que esta síndrome surgiu em força acompanhada por uma profunda marca estigmatizante de todos conhecida, lançada por forças obscuras que, na sua sanha persecutória pretenderam ver nesta infeção uma culpa/castigo que viria por cobro, no seu entender, ao que classificavam como escabrosos comportamentos.

Cedo, porém, se verificou que o vírus, o tristemente conhecido Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) que ataca o sistema imunitário não discrimina, não ataca grupos específicos.

 O problema da infeção foca-se não naquilo que se é, mas nos comportamentos que facilitam a infeção e a transmissão do vírus.

O tema que dá corpo às comemorações deste ano “Conhece o teu estado” vem ao encontro de um persistente problema na luta contra o vírus que se prende com deteção tardia da infeção por VIH, na medida em que mais de metade dos casos são diagnosticados tardiamente.

Não sendo uma característica exclusivamente portuguesa, é infelizmente um modo de ser e estar muito nosso, a ideia de que as coisas menos boas só afetam os outros, guardando para amanhã o que deveria ter sido feito ontem. O diagnóstico tardio da infeção tem contribuído para a manutenção das cadeias de transmissão, segundo alerta a Direção Geral de Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Relativamente ao perfil dos novos infetados, tem-se constatado que nos anos mais recentes a grande maioria são homens e heterossexuais situando-se na faixa etária dos 20 aos 30 anos, verificando-se também, elevados valores de infeção em indivíduos com 50 ou mais anos.

A promoção dos testes de VIH para despiste da infeção é a chave para a resolução do problema da deteção tardia da infeção.

Sem comentários: