sexta-feira, 28 de julho de 2017

Células do sangue do cordão umbilical expandidas aumentam a qualidade de vida dos doentes transplantados

Nuno Noronha // Saúde e Medicina // Alexandra Machado, Diretora Médica da Crioestaminal

Um grupo de investigadores publicou um estudo para avaliar o impacto da utilização de células do sangue do cordão umbilical expandidas na qualidade de vida dos doentes no pós-transplante. As explicações são de Alexandra Machado, Diretora Médica da Crioestaminal.
O possível surgimento de infeções e o longo tempo de hospitalização podem complicar seriamente o período pós-transplante. Até ao momento do transplante, o doente enfrenta um longo processo, que envolve um tempo de espera e uma gestão de emoções, como o stress e a ansiedade e, na maioria das vezes, o processo pós-transplante é longo e doloroso.

Neste sentido, têm sido desenvolvidos alguns estudos que pretendem melhorar a qualidade de vida dos doentes transplantados, diminuindo o risco de infeções e o tempo de hospitalização.

Recentemente, um grupo de investigadores publicou um estudo no jornal médico "Biology of Blood and Marrow Transplantation" que avaliou o impacto da transplantação de um produto resultante da expansão de células estaminais do sangue do cordão umbilical, chamado NiCord, na qualidade de vida dos doentes no pós-transplante.

O processo de expansão é realizado em laboratório através de metodologias que permitem a multiplicação das células. Os autores defendem que um aumento significativo do número de células transplantadas, acelera a recuperação da produção de células sanguíneas pela medula óssea e, consequentemente, a eficiência dos transplantes.

O estudo consistiu na comparação de um grupo controlo de doentes que receberam um transplante convencional de sangue do cordão umbilical, com um grupo que recebeu esse produto, com o objetivo de compreender as alterações relativamente ao tempo de recuperação do enxerto e de hospitalização e quanto ao número e severidade de infeções contraídas pelos doentes no período pós-transplante.

Relativamente ao tempo de recuperação do enxerto, observou-se uma diminuição de 26 dias no grupo transplantado de forma convencional, para 12,5 dias nos doentes que receberam o novo produto. A melhoria no tempo de recuperação teve um impacto positivo na incidência e severidade das infeções nos primeiros 100 dias pós-transplante. No grupo transplantado com as células estaminas expandidas, o número de infeções bacterianas diminuiu significativamente, bem como a sua severidade. Quanto ao tempo de hospitalização, os doentes ficaram menos 20 dias hospitalizados quando comparados com os doentes do grupo controlo.

O estudo é uma consequência dos resultados favoráveis de ensaios clínicos efetuados em humanos, que confirmaram a segurança da utilização do NiCord, e comprovaram a melhoria do tempo de recuperação do enxerto após o transplante com as células expandidas.

Esta nova solução permite aumentar o número de células antes do transplante e, assim, ultrapassar os constrangimentos relacionados com a limitação do número de células, situação comum em adultos com maior peso corporal.

Os estudos clínicos realizados com recurso a células do sangue do cordão umbilical, juntamente com o novo produto de expansão das células, sugerem que é possível aumentar a qualidade de vida dos doentes transplantados e o número de pessoas que podem beneficiar de um transplante hematopoiético.

Sem comentários: