domingo, 12 de julho de 2015

Os sinais de envelhecimento que podem aparecer a partir dos 20 anos

Green Savers - 12/07/2015
O envelhecimento é uma fase fisiológica com características próprias, tal como o crescimento ou a idade adulta. Apesar dos sinais de envelhecimento serem discretos, é importante reconhecê-los. No entanto, se está à espera que estes sinais só surjam numa idade mais avançada, sabia que, segundo um novo estudo realizado pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, os diferentes aspectos do envelhecimento podem ser detectados em pessoas a partir dos 20 anos de idade.
 
As conclusões, publicadas na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, foram encontradas a partir de um grupo de 954 pessoas nascidas na Nova Zelândia em 1972 e 1973, escreve a Veja, citada pelo agregador O Meu Bem Estar.
 
Os cientistas recolheram dados dos participantes sobre vasos sanguíneos nos olhos, higiene bucal, metabolismo, sistema imunológico e função de órgãos como rim, pulmão e fígado dos participantes. E também mediram a taxas de colesterol, os níveis de condicionamento físico e o comprimento dos telómeros, estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomas que costumam ter o tamanho reduzido com o avanço da idade. Os neozelandeses foram observados aos 26, 32 e 38 anos.
 
Utilizando 18 medições diferentes, os pesquisadores determinaram uma espécie de idade biológica para cada participante com 38 anos. O resultado: alguns registraram uma idade biológica inferior a 30 anos e outros chegavam a ultrapassar os 60.
 
Para aqueles que tiveram um processo de envelhecimento mais rápido, foi observado que os sinais de deterioração eram evidentes aos 26 anos, quando a primeira avaliação clínica foi realizada. A maioria das pessoas observadas, contudo, envelheceu de acordo com a taxa esperada. Ou seja, um ano biológico para cada ano cronológico – ou até menos.
 
Além disso, os investigadores solicitaram a um grupo de estudantes da universidade que observassem fotografias dos participantes do estudo e classificassem aqueles que consideravam ser mais velhos. Aqueles considerados com idade mais avançada pelos estudantes eram os mesmos que tiveram o processo de envelhecimento mais rápido no estudo.
 
Os investigadores esperam que as descobertas sirvam para que as pessoas possam, no futuro, com auxílio de testes mais acessíveis, descobrir a rapidez com a qual estão envelhecendo aos 20 anos e tomar medidas para prevenir possíveis doenças e sinais da idade. “Isso dá-nos alguma esperança de que a medicina possa ser capaz de retardar o envelhecimento e dar mais anos saudáveis às pessoas activas”, disse o autor sénior do estudo, Terrie Moffitt, professor de psicologia e neuro-ciência na Universidade de Duke.

Sem comentários: