terça-feira, 14 de outubro de 2014

Investigadores descobrem gene que pode retardar o envelhecimento

Artigo publicado por GREEN SAVERS em 13 de setembro de 2014

Uma equipa de biólogos descobriu um gene que pode retardar o envelhecimento. A descoberta foi feita durante um estudo sobre moscas da fruta e tudo indica que existe um mecanismo que estimula a capacidade do corpo das moscas em limpar o lixo celular – que causa desordens de envelhecimento – e de se regenerar. Tal mecanismo pode não só corresponder a uma maior longevidade como também a uma velhice mais saudável.
 

 
A descoberta foi feita por uma equipa de cientistas da University os California Los Angeles e o gene, conhecido como AMPK, está a ser estudado para que se possa perceber como ajuda a retardar o envelhecimento.
 
Os cientistas sabem há algum tempo que a restrição calórica prolonga a vida e tal deve-se a um gene chamado Sirtuin 1, que é activado quando as calorias são restringidas. Aparentemente o AMPK tem um funcionamento semelhante, entrando em funcionamento quando a energia fornecida pelos alimentos é limitada, refere o Inhabitat.
 
Se for possível identificar de uma forma de retardar o envelhecimento humano recorrendo a este gene das moscas, o AMPK seria bastante útil a tratar vários tipos de doenças crónicas, como a diabetes e o cancro, que aumentam à medida que as células vão envelhecendo e perdem a sua capacidade de regeneração.

Sem comentários: