terça-feira, 13 de maio de 2014

O alimento visto pelo especialista em nutrição: o pimento

Escrito por Ana Russo e Paula Ravasco, Unidade de Nutrição e Metabolismo, do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 12 de maio de 2014.
 
Lembra-se da última vez que comprou pimentos? De certeza que os encontrou junto aos legumes. Embora possa ser difícil de acreditar, o pimento é o fruto com mais alto teor de vitamina C e é ainda rico em vitamina A, vitamina B6, vitamina K, fitoquímicos, fibra e folato.
Trazido do Novo Mundo por Cristovão Colombo, o pimento foi um alimento bastante popular na civilização Asteca, mas está longe de o voltar a ser nos dias que correm, sendo mais conhecido como acompanhamento da afamada sardinha durante o mês dos Santos Populares.

Podemos mais facilmente encontrar pimentos de cor vermelha ou verde, porém existem ainda nas cores amarela e laranja. Estas diferentes cores estão associadas às diferentes famílias de fitoquímicos presentes em cada um.

Por ser um alimento particularmente rico em vitamina A e C, o pimento apresenta diversos benefícios para a saúde: a vitamina A é importante para uma visão saudável e sistemas imunitário e reprodutor; e a vitamina C é também importante para o sistema imunitário e necessária para a síntese de colagénio e absorção de ferro. Juntas conferem um grande poder antioxidante ao alimento, contribuindo para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e cancro.

O potássio, também presente neste alimento, é essencial na dieta e regula as funções cardíacas e de contração muscular. A proporção de potássio-sódio que o pimento possui na sua constituição favorece a manutenção do equilibro de fluídos no organismo e previne a retenção de líquidos. Também o magnésio, o fósforo e o cálcio apresentam benefícios para a saúde dos ossos e dentes.

Devido ao seu elevado conteúdo em água e baixo teor energético, o pimento é uma boa opção para integrar dietas de controlo de peso. Além disso, a fibra que contém promove uma maior sensação de saciedade e facilita o trânsito intestinal, o que ajuda a regular o apetite.

Em algumas pessoas, o pimento causa sensação de desconforto no estômago ou azia. Retirar a pele pode ajudar a diminuir ou eliminar estes inconvenientes. Para isto, basta assar o pimento até a pele começar a sair e, então, colocá-lo dentro de água para que possa retirar o resto da pele.

O pimento pode ser consumido cru ou assado e servir de acompanhamento a carne e peixe. Uma chávena de pimento cru aos pedaços (aproximadamente 150g) contém um baixo valor energético (33kcal) e cerca de 2 vezes a dose diária recomendada de vitamina C (aproximadamente 135mg).

Sem comentários: