sexta-feira, 9 de março de 2012


O fenómeno de Taos Hum

Por todo o mundo é bastante normal ouvir um zumbido. As suas causas podem estar relacionadas com uma agressão ao ouvido após um som muito alto, como por exemplo uma explosão, com o uso de determinada medicação ou por certos tipos de aparelhos eletromecânicos.

Mas e se, sempre à mesma hora, ouvisses na tua cidade um zumbido sem motivo aparente? E se o mesmo acontecesse a outras pessoas que vivem no mesmo sítio que tu? E se esse barulho fosse tão irritante que te tiraria boas noites de sono e levaria algumas pessoas à loucura? Consegues imaginar? Há pessoas que certamente conseguem, até porque elas próprias convivem com isso. Chama-se Taos Hum e é assim denominado porque foi relatado na localidade Taos, Novo México (EUA). Este som de origens ainda incertas carateriza-se por ser contínuo e de baixa frequência, e embora não seja detetado por toda a gente devido a isso, é suficientemente audível para chegar a incomodar as pessoas que o conseguem ouvir. Ainda mais intrigante é saber que esse mesmo som tem sido detetado noutros locais do mundo, entre eles a Europa. É também chamado de Zumbido da Morte por já ter levado pessoas a cometerem suicídio.
Apesar de ninguém saber a origem deste estranho ruído, nem mesmo os cientistas que se dedicam à sua investigação, existem algumas teorias que o relacionam com a espessura fina da crusta terrestre e com a atividade vulcânica desses mesmos locais. Há ainda quem pense em equipamento de comunicação militar ou até mesmo em presença extraterrestre.
Podes ouvir este enigmático som através da gravação seguinte.
Atenção: o barulho pode ser irritante para os ouvidos.

Alexandra Bass e Celina Palma, alunas do 11º B

Sem comentários: