quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Detecção de drogas e antipsicóticos

A Faculdade de Ciências da Saúde na Covilhã tem vindo a desenvolver estudos relativos à detecção de drogas em amostras alternativas ao sangue, por exemplo o suor ou saliva e o cabelo.
Nos estudos relativos ao suor e saliva pretende-se detectar a presença específica de antipsicóticos, fármacos geralmente utilizados no tratamento de psicoses (ex: esquizofrenia), no corpo. É particularmente importante identificar estas substâncias devido à sua “acção psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores”. Na execução deste estudo comparam-se as amostras de plasma, sangue e urina de pessoas sob o efeito de antipsicóticos com amostras de saliva e suor. Com a validação desta técnica, a mesma poderá ser posta a favor do serviço da Justiça.
Quanto aos estudos desenvolvidos sobre o cabelo, pretende-se traçar um perfil de consumo de drogas (por ex: opiáceos e canabinóides), tendo em conta o seu crescimento. Isto é possível relacionando a presença de certas substâncias no cabelo com o seu consumo, tendo em conta o comprimento do fio de cabelo que corresponderia a um determinado período de tempo. Quanto maior for o comprimento do mesmo, mais falível se torna esta metodologia, sendo que apenas está validada para o consumo de cocaína.
Estas novas técnicas poderão ter um importante contributo no âmbito da Toxicologia Forense, tendo como principais vantagens a facilidade de recolha de amostras e o facto de não serem invasivas.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=25733&op=all (adaptado)

Sem comentários: