segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Matemática e as conchas


"Muitos aspectos do crescimento de animais e plantas, apesar de, pelas suas formas elaboradas, parecerem governados por regras muito complexas, podem ser descritos por leis matemáticas muito simples. Um exemplo claro disso são as conchas e os búzios marinhos, como aqui mostraremos. Consegue-se, com um modelo muito simples, descrever em geral facilmente qualquer um dos muitos tipos de conchas que se podem encontrar classificados numa boa enciclopédia de conchas.
O facto do animal, que vive na extremidade aberta da concha, segregar e depositar o material novo sempre nessa extremidade, e mais rapidamente num lado que no outro, faz com que a concha cresça em espiral. O ritmo de segregação do material novo em diferentes pontos da concha, presume-se que seja determinado pela anatomia do animal. Surpreendentemente, mesmo variações muito pequenas nesses ritmos podem ter efeitos tremendos na forma final da concha, o que está na origem da existência de muitos tipos diferentes de conchas."



Crescimento de uma concha helicoidal.
(Clique na imagem para aceder ao citado trabalho)


Estas palavras são retiradas de um sítio WWW do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, no qual um dos seus professores e investigadores, o Professor Jorge Picado, apresenta, mediante modelos matemáticos, o crescimento das conchas e dos cornos de alguns animais. Este trabalho científico, em inglês e português, foi publicado, em versão digital, pela Mathematical Association of America.





Sem comentários: