segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Nova teoria diz que os “anéis de fadas” resultam de uma competição pelos recursos do subsolo

http://querosaber.sapo.pt/ambiente/nova-teoria-diz-que-os-aneis-de-fada-resultam-de-uma-competicao-entre-os-recursos-do-subsolo
Artigo escrito por Alexandre Lopes

Já anteriormente tínhamos falado destes misteriosos círculos em África. Mais conhecidos por “anéis de fadas”, inicialmente pensava-se que estes famosos círculos eram gerados por térmitas Psammotermes. Contudo, uma nova teoria acaba com essa explicação.
 
Segundo um estudo publicado na revista PLOS ONE, os “anéis de fada” resultam de uma competição de plantas pelos recursos do subsolo.
 
De acordo com esta nova teoria, o solo do deserto estaria inicialmente revestido de vegetação de maneira uniforme. Contudo, e dado o mesmo ser pobre de mais, ou seja, oferece poucos nutrientes, resultou numa disputa onde só as plantas mais fortes sobreviveram. Isto é, as mais fortes consumiam os recursos das menos resistentes, que morriam e deixavam um espaço vago no terreno.
 
Depois, esse espaço vago cresce, torna-se num buraco e, finalmente, acaba por se transformar num reservatório de água e nutrientes. Estes anéis de fadas podem chegar aos 75 anos de existência.
 
Será esta uma explicação coerente?
 
Imagem: Michael D. Cramer

Sem comentários: